Be_Capy

COMO-FAZER avaliar a força fundamental da empresa?

Edukacja
BMFBOVESPA:VALE3   VALE ON NM
Uma nova série de minhas publicações será dedicada aos guias dos indicadores que utilizo em meu trabalho. Vou começar com o Indicador de Força Fundamental.

Para entender para que serve, vamos imaginar que você é o gerente de uma equipe de corrida de longa distância e precisa recrutar um time de excelentes atletas. No entanto, você nem mesmo conhece os nomes desses atletas ou os valores de seus contratos. Você só tem informações sobre a saúde e o desempenho atlético deles: conteúdo de hemoglobina e ferro no sangue, consumo máximo de oxigênio, taxa de passos por minuto, velocidade, idade, etc. Cada jogador tem sua própria tabela extensa com diferentes parâmetros. E você tem, digamos, mil tabelas assim.

Se você gastar 3 minutos estudando uma tabela, levará 50 horas para analisar todas as tabelas, o que corresponde a pouco mais de 2 dias de trabalho contínuo. E quanto tempo levaria para comparar cada atleta com os demais? Aproximadamente 2 anos de trabalho contínuo.

Isso claramente não é viável, por isso você pega um computador, insere todos os dados das tabelas e começa a pensar em como reduzir o tempo para comparar um atleta com outro. Como resultado do seu brainstorming, você chega às seguintes conclusões:
  • Cada parâmetro possui sua própria faixa de valores, o que pode lhe dar uma ideia se um atleta é adequado ou não para uma maratona.
  • O parâmetro pode ter sua própria dinâmica: ele pode aumentar de mês a mês, permanecer o mesmo ou diminuir.
  • Cada parâmetro pode ser atribuído a uma pontuação.

Por exemplo, a taxa de passos-por-minuto pode ser:
  • 175 e mais (+1 ponto)
  • 165 - 174 (0 pontos)
  • 164 e menos (-1 ponto)
E você faz isso com cada parâmetro.

Para que servem esses pontos? Para converter parâmetros que usam diferentes unidades em um sistema de medição. Graças a este método, agora você pode comparar maçãs com laranjas.

Então, você soma todos os pontos por mês e obtém um único número - vamos chamá-lo de força atlética.

Você gosta do seu processo de pensamento e aplica esse algoritmo à mesa de todos os atletas.


Agora, em vez de dezenas de parâmetros por mês, você tem apenas um número (força atlética) para cada atleta. Parece que sua tarefa foi drasticamente simplificada.

Em seguida, para estudar a dinâmica da força atlética de um mês para outro, você "solicita" ao seu computador que crie um gráfico para cada um dos atletas.


Este gráfico mostra que a força atlética do Atleta #1 flutuou caoticamente nos primeiros três trimestres de 2022, possivelmente devido à falta de treinamento regular. Mas então você observa uma tendência positiva, onde a força atlética tem crescido de mês a mês. Parece que o atleta retomou os treinamentos.

Em seguida, para comparar um atleta com outro, você "solicita" ao seu computador que adicione o valor médio da força atlética nos últimos seis meses (período médio de treinamento pré-competição) ao gráfico existente. Agora, você pode usar o valor médio mais recente como uma pontuação ponderada da força atlética e comparar os atletas entre si com base nesse valor.


Graças a essa solução, você acelera o processo de análise em uma magnitude: um atleta - um número.

Parece que você pode simplesmente ordenar a tabela pelo maior valor de pontuação ponderada de força atlética e considerar os melhores atletas. No entanto, para evitar ter que ordenar a tabela toda vez que os dados são atualizados ou quando você obtém novos atletas, você toma uma decisão melhor.

A lógica por trás do sistema de pontos implica que existe um número máximo e um número mínimo possível de pontos que um atleta pode obter. Isso permite que você crie faixas de pontuação para atletas com treinamento excelente, mediano e fraco.

Por exemplo, vamos supor que o máximo seja 15 e o mínimo seja -15. Atletas com pontuação de 8 a 15 serão considerados excelentes, de 1 a 7 - médios, e de 0 a -15 - fraco.

É isso! Agora, graças a essa graduação, você pode simplesmente verificar em qual faixa a força atlética ponderada se encaixa e decidir se cada atleta será admitido na equipe.


Eu acredito que agora sua seleção primária não vai levar mais do que um dia de trabalho (incluindo a pausa para o almoço).

Agora, vamos substituir mentalmente atletas com empresas públicas. Ao invés de dados de saúde e performance do atleta, teremos dados vindo dos demonstração financeira e rácios financeiros da empresa.

Aplicando um algoritmo similar, vamos ter a força fundamental da empresa, ao invés da força do atleta.

Acho que está na hora de mostrar o Indicador de Força Fundamental. Vamos começar! O que estamos vendo?

- Primeiro, temos um Histograma com barras de três cores: verde, laranja e vermelho. O tamanho do histograma depende da profundidade dos dados das declarações da empresa. Quanto mais dados históricos, maior o histograma do tempo.


A cor verde das barras significa que a empresa vem mostrando resultados financeiros excelentes pela soma dos fatores no período. De acordo com minha terminologia, a empresa tem uma "fundação forte" durante este período. Verde corresponde aos valores entre 8 e 15 (onde 15 é o máximo valor positivo possível na soma dos fatores).

A cor laranja das barras significa que de acordo com a soma dos fatores durante este período, a empresa demonstrou resultados financeiros medíocres, por exemplo, teve uma "fundação medíocre". A cor laranja corresponde a valores de 1 a 7.

A cor vermelha das barras significa que de acordo com a soma dos fatores neste período de tempo, a empresa demonstrou resultados financeiros fracos, por exemplo, teve uma "fundação fraca". A cor vermelha corresponde a valores de -15 a 0 (onde -15 é o máximo valor negativo na soma dos fatores).


- Em segundo lugar, temos a Linha Azul, que é a média móvel das barras do Histograma ao longo do último ano (*). Fazer a média ao longo do ano é necessário para obter uma estimativa ponderada que não esteja sujeita a flutuações de médio prazo. É pelo último valor da linha azul que a Força Fundamental real da empresa é determinada.
(*) O último ano refere-se aos últimos 252 dias de negociação, incluindo o dia de negociação atual.



- Terceiro, estes são Fluxo de Caixa de operação, investimento e financiamento expressados em lucro líquido diluído. Estes fluxos se parecem com linhas verde, laranja e vermelha grossas.


- Em quarto lugar, esta é a Tabela à esquerda, que mostra o valor real mais recente da força fundamental e dos fluxos de caixa.


Configurações de indicador:
Nas configurações do indicador, posso desabilitar a visibilidade do Histograma, Linha Azul, Fluxos de Caixa (cada um separadamente) e Tabela. Ajuda estudar cada um dos parâmetros separadamente. Também é possível alterar a cor, transparência e espessura das linhas.


Isso é tudo por hoje, mas em meu próximo post, compartilharei outro guia sobre como usar o Indicador de Força Fundamental. Até logo!

P. S. O filme Moneyball foi lançado em 2011, onde Brad Pitt interpreta o papel de Billy Bean, o gerente esportivo do time de beisebol Oakland Athletics. Com um orçamento pequeno, conseguiu montar um time de alta pontuação com base na análise do desempenho dos jogadores. Como resultado, essa abordagem foi aplicada por outras equipes da liga e Billy Bean recebeu grande reconhecimento da comunidade profissional.

🏅Follow the Golden winner of TradingView Community Awards 2023:

tradingview.com/u/Be_Capy

📊For free access to the Fundamental Strength Indicator and Rainbow Indicator, please send me a message at TradingView or becapy@yahoo.com.
Wyłączenie odpowiedzialności

Informacje i publikacje przygotowane przez TradingView lub jego użytkowników, prezentowane na tej stronie, nie stanowią rekomendacji ani porad handlowych, inwestycyjnych i finansowych i nie powinny być w ten sposób traktowane ani wykorzystywane. Więcej informacji na ten temat znajdziesz w naszym Regulaminie.