Bolsas caem na real

Após alguns meses de alta em Indice de ações americanas (Azul) e Treasuries americanos (Vermelho), as bolsas voltam a cair na real e caem mais expressivamente.

Historicamente, quando os EUA passa por um periodo de alta inflação e o FED começa a subir juros para conter a economia e assim conter a inflação através do impacto de juros altos sobre o consumo da população americana, a correlação entrem Treasuries (em especial o T-10) e o indice S&P 500 é negativa, ou seja, uma vez que os juros sobem eles acabam reduzindo o "preço" das ações, feito por modelos.

No grafico podemos ver que desde os meados de Maio desse ano o S&P e T-10 subiram juntos. Porem, desde Agosto, as ações começaram a entrar em modo de realização com um trigger inicial do rebaixamento da dívida americana de sua classificação mais alta (AAA) para (AA+). Desde entao, o indice de ações americanas fechou hj com queda de 8,5%.

Junto com as continua alta expressiva dos Treasuries americanos, onde o T-10 bateu hj 4,88% e o 30 anos chegou a tocar os 5%, tivemos a ultima reunião do FOMC e Powell e outros membros do FED vieram com uma impressão mais Hawkish através do Dot Plot. Os membros demonstraram mais interesse em manter os juros altos por mais tempo, subindo a regua dos cortes esperados para ano que vem e cortando qualquer possibilidade de corte esse ano.

Um trigger final, tambem durante a entrevista do Powell, ele comenta pela primeira vez que possivelmente a taxas de juros neutra americana está mais alta. O que pode gerar mudanças significativas no calculo dos modelos de precificação das ações.

Desde a ultima reunião do FOMC os mercados praticamente só cairam, chegando a -6,3% no fechamento de ontem.

Hoje os mercados realizaram um pouco os movimentos recentes. Treasuries voltaram a cair (-1,30%) e S&P fechando no campo positivo (+0,77%). Os treasuries vao voltar a ceder e as bolsas voltar a subir? Vamos, ficar de olho, dados importantes essa semana.

Wyłączenie odpowiedzialności