S&P - uma breve análise sobre o volume

Zaktualizowano
Na minha última ideia sobre o bitcoin, comentei que eu via o S&P com volumes muito baixos na alta recente. Posto este gráfico para expor o que quis dizer.

Considero que um "volume acima da média" acontece quando ele supera a média do volume de negociação dos últimos 50 dias, e quando esse evento ocorre sucessivamente, isso traz ainda mais importância para o movimento, indicando que ali entrou muito dinheiro a favor daquela tendência. Foi o que aconteceu durante a perna de baixa destacada com fundo cinza e os volumes pelo círculo branco.

O contrário também é verdadeiro, quando os volumes ficam abaixo da média de 50 dias, considero-os baixos, e quando isso ocorre sucessivamente, significa que não há muito interesse naquele movimento. Destaquei isso nas partes de amarelo.

O curioso nestes últimos dias do S&P é que houve um grande deslocamento de preços, mas sem volume. Vi algumas teorias no twitter (infelizmente, não encontrei o post, mas pode ter sido do Cesar Frade) de que isso está relacionado à ação dos market makers, que precisam comprar o índice para se hedgear quando estão vendendo muitas puts. São fatores que não domino, mas independentemente da causa, ocorreu um movimento fraco.

Uma última esperança de alta para o S&P no momento, na minha opinião, é conseguir ultrapassar essa pequena congestão na faixa dos 4150 com bom volume - o que passaria a caracterizar o rompimento de maio como um falso rompimento. Caso contrário, se cair e perder essa congestão para baixo, só vai confirmar o rompimento deste suporte, e a breve alta terá sido, então, apenas um pullback ao suporte rompido.

Não é possível cravar, mas minha inclinação está mais para o lado negativo, porque sinto que faltou alguma "animação" com este princípio de alta. Estou considerando montar algumas travas de baixa, mas vai depender se vou encontrar alguma assimetria interessante, pois da última vez estava tudo muito caro.
Uwaga
Observem que o candle de 13/06 foi bem volumoso e rompeu a linha que marcava o fundo anterior. Não é um sinal bom. Hoje, 16/06 o mercado voltou a cair com vigor depois de ficar de lado por 2 dias. O próximo suporte é na média de 200 semanas, em 3500 pontos. Talvez ali valha a pena começar a buscar umas operações de compra, se o cenário permitir.
Support and ResistanceVolume

Powiązane publikacje

Wyłączenie odpowiedzialności