Indeks Nasdaq 100
Short

Tendência de Baixa para o Longo Prazo

Estudando o gráfico do Índice Nasdaq, percebi vários sinais nos quais conclui estarmos diante de uma tendência de baixa de longo prazo.

Inicialmente, tomo como ponto de partida a Crise de Covid-19 em que se criou um pânico nas bolsas de valores de um modo geral, onde se registrou a mínima de 6.771,91 pontos, em março de 2020.

Logo em seguida, houve uma recuperação em “V”. Esta recuperação superou a máxima anterior de 9.736,57 pontos de fevereiro de 2020, e criou-se um forte movimento de alta, na qual respeitou-se a LTA (Linha de Tendência de Alta), até registrar a máxima histórica de 16.764,86 pontos, em novembro de 2021.

Desde então, o Índice Nasdaq nos mostrou vários sinais de reversão da tendência de alta (estudando apenas o gráfico semanal), nas quais eu destaco no retângulo amarelo a seguir (fiz um zoom no mesmo gráfico semanal nas semanas dos dias 15/11/2021 a 18/01/2022:

snapshot

1. Candle Engolfo de Baixa, no mesmo período semanal em que registrou a máxima histórica;
2. Marubozu em quatro semanas seguidas, logo após o Candle Engolfo de Baixa, indicando exaustão do movimento de alta (ou distribuição);
3. Candle Doji Lápide abaixo da máxima histórica, seguido de outro Marubozu, indicando força vendedora;
4. Rompimento da LTA, confirmando o fim da tendência de alta e início efetivo da tendência de baixa.

Em seguida, destaco a máxima em 15.196,40 pontos, registrada na semana do dia 31 de janeiro deste ano, menor do que as máximas anteriores, abaixo da LTA, e realizou um reteste nas semanas dos dias 28 de março e 04 de abril. E, entre elas, fez-se a mínima em 13.020,40 pontos, na semana do dia 14 de março. Somando todo este movimento, conclui estar vendo o padrão gráfico “Topo Duplo”.

Com este desenho gráfico dá para projetar o Índice Nasdaq para os 10.844,40 pontos (linha azul do gráfico). Como a linha de suporte em 13.020,40 pontos foi efetivamente rompida (candle da semana do dia 25 de abril), espera-se que a tendência de baixa continue entregando mínimas e máximas cada vez menores do que as anteriores registradas desde a máxima histórica.

O Índice de Força Relativa (IFR) mostra uma divergência no gráfico semanal, já que vemos uma tendência de baixa do movimento do preço e o IFR mostra-nos estar em recuperação de sobrevenda (ou seja, em boa posição de compra). No entanto, no gráfico mensal, o IFR está em 48,42 pontos, apontado para baixo e bem abaixo de seu média de 78,31 pontos, nos indicando que há ainda espaço para o Índice continuar caindo.

Do mesmo modo a Média Móvel Simples continua apontada para baixo, com os preços atuais abaixo dela, tanto do gráfico semanal, quanto do gráfico mensal, indicando continuação da tendência de baixa.



Fundamentalmente, ao analisar os indicadores técnicos de muitas empresas de tecnologia, que estão no Índice Nasdaq, considero que elas estão muito acima de seus valores intrínsecos.



Portanto, acredito que para o longo prazo haverá uma continuidade da tendência de baixa.

Wyłączenie odpowiedzialności