Indeks Bovespa

Estudo Semanal do Índice Bovespa

#Ibovespa #B3 #AnáliseSemanal #AnáliseGráfica #AnáliseFundamentalista

O Ibovespa fechou a semana em alta de 1,18%, a 113.572,35 pontos.

Com a quinta semana consecutiva de alta continuamos dentro do movimento altista para o curto-médio prazo elencado pelo padrão “Fundo Duplo”, conforme foi argumentado nas semanas anteriores.

Até mesmo a análise do Doji da semana passada foi refutada pela alta desta última semana, indicando que o movimento segue firme em direção aos 118.258,87 pontos.

No entanto, o movimento do Índice Bovespa segue o movimento de alta do curto-médio prazo e (talvez) não mudará o movimento de baixa do médio-longo prazo.

Isto se justifica em função das notícias que rondam o mercado de renda variável como um todo, pois são mais ruins do que boas.

Vale lembrar que a alta de juros pelo Banco Central norte-americano (Federal Reserve) na reunião de política monetária do próximo mês de março ainda segue no radar, ainda mais com o índice de inflação em alta. Os principais Índices das bolsas dos Estados Unidos, já demonstram estar em tendência de baixa. Da mesma forma, no Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,54% em janeiro; uma alta significativa se comparado com janeiro de 2021 que registrou inflação de 0,25%. Houve, também, o aumento da taxa de juros SELIC, para 10,75%, emparelhado com a inflação que segue na faixa dos 10,38%. E a perspectiva futura é a de que haja aumento da taxa de juros, caso a inflação continue descontrolada. Somado a isso, temos a escalada dos ânimos para uma possível guerra na Ucrânia, que pode envolver diretamente Rússia e EUA, o que pode gerar uma instabilidade na Europa, envolvendo as principais economias no velho continente.

Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo continua, com o alvo em 118.258,87 pontos (linha azul superior do gráfico), bem como a projeção de baixa para o médio-longo prazo, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico), em concordância com as análises feitas nas semanas anteriores.

Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!

Wyłączenie odpowiedzialności