Como utilizar o Volume Profile para te auxiliar nas análises 🎯

Zaktualizowano
Olá traders, hoje trago um conteúdo educacional pra vocês, sobre essa ferramenta chamada Volume Profile, ou Market Profile para alguns, e como eu utilizo de forma que me auxilia na hora de analisar um gráfico.

Eu gosto muito dessa ferramenta, com ela é possível encontrar as regiões de maiores negociações, isso se resume à volume, que são quantidades de ordens, e nos diz muitos sobre onde os players estão posicionados.

Vejam esse exemplo:
snapshot

Esse gráfico está em movimento de alta, quando ele começa a fazer um pullback, podemos traçar o Volume Profile do início da alta até o final, ele nos dará um perfil de volume horizontal, nos mostrando as regiões de maiores volumes.

Com isso, podemos analisar que o pullback tem grandes chances de voltar na região de maior volume, chamada de POC (Point Of Control), ela serve como suporte/resistência, pois foi onde ocorreram muitas trocas de ordens, e tem players positivos e players negativos em suas posições, e como mostra o exemplo, o preço testou várias vezes a região e continuou seu movimento de alta.

Agora você deve estar pensando ''ok, entendi como utilizar o Volume Profile, mas como vou ter certeza que o preço irá respeitar?'' E pra te responder isso, teremos que analisar mais profundamente o ativo, vejamos:
snapshot

Aqui já estamos utilizando o volume vertical para auxiliar, que nos dá o volume de negociações de cada barra, nesse caso, barras diárias. Notem que quando se aproxima da região da POC, o volume aumenta muito, e o preço para de cair, e não rompe a região da POC, isso já nos deixa um alerta, nos mostra que está ocorrendo possíveis absorções nessa região, e se está ocorrendo absorções por parte dos compradores, podemos pensar que podem ser os mesmo compradores que estão comprados na região da POC, ou seja, eles estão defendendo suas posições de compra, não querem que o preço caia abaixo do preço médio deles. por isso eles começam a comprar mais e mais, absorvendo as ordens de venda, para posteriormente o preço voltar a subir, como de fato ocorreu. Para entender mais sobre absorções, olhe essa outra ideia que publiquei:
Conheça os Ciclos do Mercado


Agora vejamos esse outro exemplo:
snapshot

O preço respeita essas regiões, pois os players posicionados tem interesse em defender suas posições.

Esse outro exemplo é atual do ETH, ele acabou de testar uma região de POC, e está se mantendo até esse momento:
snapshot

Para deixar claro, essa ferramenta serve muito para auxiliar na análise, mas tem outros fatores que devem ser analisados juntamente para complementar, nessa ideia eu trouxe apenas o volume vertical, em outras ideias abordarei sobre outros fatores que eu considero importantes.

Para quem não souber onde encontrar essa ferramenta, é só procurar nos indicadores por: Perfil de Volume Range Fixo.

Espero que eu tenha ajudado e deixado claro, qualquer dúvida estou a disposição.

Até a próxima! ✌🏼
Uwaga
Pessoal, esqueci de mencionar um padrão que acontece muito, e que vocês devem ficar atentos.

Quando a região da POC não segura o preço, e rompe, costuma voltar para fazer um teste, e geralmente costuma segurar de forma contrária.

Vejam no exemplo:
snapshot
BTCcryptoCryptocurrencyETHTechnical IndicatorsindicatorsSupport and ResistancetradingvolumeprofileindicatorVolume

Powiązane publikacje

Wyłączenie odpowiedzialności