O Indicador Estocástico é amplamente utilizado por traders para identificar condições de sobrecompra e survendida no mercado. No entanto, há um dilema: a maneira como é frequentemente utilizado hoje difere significativamente da intenção original de seu criador, George Lane. Neste post, vamos explorar a abordagem autêntica de Lane para o Estocástico e como você pode aplicá-la para melhorar suas análises e decisões de trading.

Entendendo o Estocástico

Desenvolvido na década de 1950, o Estocástico é um oscilador que mede o momento (momentum) do preço, comparando o preço de fechamento de um ativo com sua faixa de preços ao longo de um determinado período. Os níveis tradicionais de 80 e 20 são comumente usados para identificar condições de sobrecompra e sobrevenda, respectivamente. No entanto, essa interpretação pode ser limitada e até mesmo enganosa.

A Abordagem Original de George Lane

1. Momentum Precede o Preço

George Lane enfatizava que o momentum sempre precede o preço. Portanto, o Estocástico deveria ser usado para identificar mudanças no momentum que poderiam antecipar reversões de tendência.

2. Divergências São a Chave

Lane considerava as divergências entre o Estocástico e o preço como os sinais mais confiáveis:

  • Divergência de Alta: O preço faz um novo mínimo, mas o Estocástico forma um mínimo mais alto.
  • Divergência de Baixa: O preço atinge um novo máximo, enquanto o Estocástico faz um máximo mais baixo.


Essas divergências indicam que a força da tendência atual está enfraquecendo e uma reversão pode estar iminente.

3. Níveis Extremados Indicam Força, Não Reversão

Ao contrário da interpretação comum, Lane ensinava que quando o Estocástico ultrapassa o nível de 80, isso indica que o ativo está em forte momentum de alta. De fato, segundo ele, o movimento de alta está apenas na metade do caminho. O mesmo vale para leituras abaixo de 20 em tendências de baixa.

Aplicando a Abordagem de George Lane na Prática

No gráfico semanal do S&P 500 futuro, eu destaquei com linhas verticais verdes o momento em que o indicador cruza o nível de 80, de baixo para cima. Podemos notar que, ao atingir o patamar de 80, o indicador precedeu um upside significativo no preço em 3 ocasiões no passado. Mais recentemente, marcado com a linha vertical vermelha, o indicador atingiu o mesmo nível novamente. Pode ter precedido mais uma considerável onda de alta? Só o tempo dirá.
OscillatorsTrend AnalysisWave Analysis

Również na:

Wyłączenie odpowiedzialności