ReutersReuters

OpenAI finaliza a versão do modelo de raciocínio de IA 'o3 mini' e será lançado em breve

O fabricante do ChatGPT, OpenAI, finalizou uma versão do seu novo modelo de raciocínio de IA o3 mini e o lançaria em algumas semanas, disse o presidente-executivo Sam Altman na sexta-feira.

A empresa MSFT apoiada pela Microsoft considerou o feedback dos usuários e, consequentemente, planeja lançar a interface de programação de aplicativos(API) e ChatGPT simultaneamente, Altman escreveu em uma postagem na plataforma de mídia social X.

Em dezembro passado, a OpenAI disse que estava testando modelos de raciocínio de IA, o3 e o3 mini (link), indicando uma competição crescente com rivais como o Google, da Alphabet, para criar modelos mais inteligentes, capazes de lidar com problemas complexos.

A startup de IA havia planejado lançar o o3 mini até o final de janeiro, e o o3 completo depois disso, já que modelos de linguagem grandes e mais robustos poderiam superar os modelos existentes e atrair novos investimentos e usuários.

Em setembro de 2024, o pioneiro da GenAI lançou o1 modelos de IA (link) projetado para gastar mais tempo processando consultas para resolver mais difícil problemas.

Os modelos o1 são capazes de raciocinar por meio de tarefas complexas e podem resolver problemas mais desafiadores do que os modelos anteriores em ciência, codificação e matemática, disse a empresa em uma postagem de blog.

Os novos modelos o3 e o3 mini seria mais poderoso do que os modelos o1 lançados anteriormente, a empresa havia dito anteriormente.

No início desta semana, a OpenAI disse que estava introduzindo um recurso beta chamado Tarefas (link) para o ChatGPT, sinalizando sua incursão no espaço de assistentes virtuais, competindo com a Siri da Apple AAPL e a Alexa da Amazon AMZN.

O lançamento do ChatGPT no final de 2022 desencadeou um frenesi de investimentos e em empresas de IA, com sua crescente popularidade e lançamentos de novos produtos ajudando a OpenAI a fechar um financiamento de US$ 6,6 bilhões (link) rodada em outubro.

Zaloguj się lub utwórz zawsze darmowe konto, aby przeczytać te wiadomości

Więcej wiadomości od Reuters

Więcej wiadomości