Considerando os eventos dos últimos dias, pensamos que seria um bom momento para revisar algumas das melhores coisas que você pode fazer, como trader e como ser humano, para se proteger dos eventos tipo Cisne Negro. Enquanto uma enorme exchange de cripto estar indo à falência é apenas o exemplo mais recente de um Cisne Negro, os Cisnes Negros podem existir em vários setores - pessoal, político, ambiental, e muito mais. Por essa razão, vamos te dar algumas dicas para discutir como você pode se proteger contra uma futura calamidade inesperada.
1.) Não coloque todos os ovos em uma cesta só.
O porquê disso fica bem evidente após os recentes problemas da FTX, mas espalhar seus ativos entre os agentes de custódia é uma excelente barreira de proteção no caso de algum deles ter problemas de solvência. Dessa forma, você está sempre protegido contra o risco de se concentrar em um único prestador de serviço. Vários governos ao redor do mundo tentaram tomar medidas para mitigar isso (seguro FDIC, regulamentação financeira), mas ninguém cuida de seus interesses como você. Certifique-se de que você está uma boa posição nesse caso.
Nunca manter seus ativos em um único lugar também se aplica à classe de ativos e geografia. Possuir muitos ativos em uma única região? Você pode ficar rapidamente exposto a desastres naturais que podem atingir a área, mudanças políticas drásticas, e entre outras coisas. Possuir somente uma única classe de ativos? Talvez a situação macro tenha mudado rapidamente de forma desfavorável à você e as coisas tenham se desvalorizado.
Diversidade é o nome do jogo, não apenas de uma perspectiva de posicionamento, mas do ponto de vista relacionado ao risco total. Onde você está vulnerável?
2.) Guarde algum dinheiro em caixa.
Esta também é evidente para aqueles que no momento não podem ter acesso a seus fundos como resultado da recente turbulência, mas manter dinheiro à mão para cobrir despesas de curto prazo é um salva-vidas, caso você precise dele. Para alguns, ser demitido é um grande exemplo de um evento pessoal de cisne negro, e é algo que pode prejudicar as finanças pessoais de alguém por anos. Certifique-se de que você está em uma posição que não esteja estressado financeiramente caso algo de anormal acontecer com sua vida normal e cotidiana.
3.) Não tenha dívidas.
Enquanto algumas compras em nossas vidas muitas vezes exigem a aquisição de uma dívida, as pessoas mais bem posicionadas durante uma crise são aquelas que não têm dívidas financeiras com terceiros. Considerando que a maioria dos cisnes negros frequentemente causam todo tipo de dano financeiro às suas vítimas, ter dívidas pode causar um estresse adicional indevido que remove opções das pessoas que, de outra forma, seriam capazes de tirar proveito das circunstâncias do momento. Além disso, as pessoas com uma posição financeira forte são muitas vezes aqueles mais capazes de melhorar sua própria posição quando situações ruins ocorrem, comprando ativos a preços que normalmente nunca estariam disponíveis. Dívidas podem impedir este nível de flexibilidade e, portanto, a fim de reduzir o risco, deve se evitar o endividamento.
4.) Manter alguns ativos em mãos, pessoalmente.
Esta dica é para eventos mais amplos e em escala macro, como apagões prolongados, falhas na rede de comunicações, quedas de meteoros, guerra e outras coisas que normalmente se enquadrariam nessa categoria.
Mas, em um colapso social regional ou global mais amplo, ter ativos à mão é a melhor coisa que você faz por si mesmo. Em uma situação em que você não consegue acessar a infra-estrutura social geral que todos nós utilizamos, ter um suporte no local onde você mora é realmente o melhor seguro. Seja em dinheiro, ouro, sementes ou alimentos, não seja apanhado desprevenido.
Sabemos que este não é o assunto mais agradável de se falar, mas se você quiser seguir estas dicas, é provável que talvez você esteja um pouco melhor protegido contra todos os desastres e problemas que o mundo pode te causar.
Informacje i publikacje przygotowane przez TradingView lub jego użytkowników, prezentowane na tej stronie, nie stanowią rekomendacji ani porad handlowych, inwestycyjnych i finansowych i nie powinny być w ten sposób traktowane ani wykorzystywane. Więcej informacji na ten temat znajdziesz w naszym Regulaminie.