Feliz ano novo pessoal👋. É um prazer estar mais um ano compartilhando insights e aprendendo muito com a comunidade, desejo de 2023 seja um ano de muita realização, e que aqueles que estão no caminho do mercado a já apanharam bastante, possam finalmente pagar a sonhada DARF.
Início de ano é a coisa mais comum comparar os ativos que melhor performaram no ano passado. Os resultados do comparativo são sempre interessantes, tais como quais ativos performaram melhor, quais ativos estão baratos, quais os ativos que desempenharam papel defensivo e também entender o porque de tudo isso.
Estou usando os símbolos de dominância do mercado gerados pelo TradingView, conhecidos por Cryptocap, é as três letras da moeda com ponto D no lado (xyz.D). O método de calculo da escala percentual é: escala zerada para todos os ativos com contagem a partir do dia 02/01/2022. Então o que vamos comparar aqui é quais moedas mais cresceram/perderam em Dominância durante 2022.
Bitcoin
Começando pelo pai de tudo, o Bitcoin, que mais uma vez se mostra resiliente, mantendo a sua dominância (é claro). Isso acontece pois é o ativo mais confiável e famoso no mundo das criptomoedas, todas as expectativas estão depositadas dele. O bitcoin aumentou a sua dominância em 5% durante 2022, e esse é o esperado durante um inverno cripto por conta da liquidação de carteiras de outras moedas. Isso demonstra claramente que o mercado ainda está em inverno e também mostra que os investidores ainda confiam no BTC como a segurança cripto.
Ao lado do Bitcoin podemos ver o Ethereum, pouca perda de dominância, também demonstrando estabilidade de seu "poder". Poderíamos considerar ambos ativos de defesa e de confiança - no mundo cripto.
Vencedores
Acredito que as stablecoins são as que mais ganharam poder em 2022 por conta das liquidações, aqueles que não quiseram ficar posicionados com BTCs, optaram por ficar líquidos em stable ou sacar da corretora. O crescimento da dominância dessas moedas foi colossal, também forte sinal de inverno cripto. É necessário considerar os fatores externos do dólar, afinal, as moedas emulam valer 1=1USD, certo?
Na categoria vencedores não posso fechar os olhos para a dominância do Litecoin crescendo 50% em 2022, o que é algo no mínimo curioso. Outras alts que ganharam dominância são Doge, XRP, BNB e Polygon, vale a pena descobrir porque elas estão subindo e surfar a tendência, ou se posicionar para a próxima bullrun.💡
Perdedores
Na lista de top 10 quem mais perder valor de dominância foi (a minha queria) ADA - Cardano. Perdeu 43% de dominância durante 2022 sendo a moeda com maior market cap que mair perdeu espaço no mercado, será um sinal de liquidação ou será uma oportunidade de comprar barato? Pense com muito cuidado nisso. 🤔
Há outra linha junto com a ADA, a linha Outros, consolidando todas as outras altcoins excluindo BTC e ETH, mas essa categoria não era de se esperar grande coisa em termos de dominância no inverno cripto, não é mesmo?
Sabendo que temos moedas que ganharam importância mesmo em momento de crise, parece que fica fácil olhar para frente, não é mesmo? Espero que essa análise tenha contribuído para sua visão de mercado e que novos insights a partir dessa ideia possam surgir. ❤️