Analisar apenas candlesticks para efetuar uma operação pode não ser muito lucrativo. Existe outra informação que a bolsa de valores envia e que é tão importante quanto o preço dos ativos: volume.
Sem volume a ação não entra em tendência de alta, aquela operação de venda não se concretiza, e você fica a mercê, esperando o preço se movimentar, mas na verdade ele balança para cima e para baixo.
Mesmo se o candlestick seja altista e possa mostrar que os compradores prevaleceram, se não houver volume, também altista, o ativo não vai subir muito e você corre o risco de ter o stop acionado.
O candle precisa ser verde e de tamanho considerável, mas a barra do indicador de volume também precisa ser verde e estar acima da média. Para saber isso basta inserir a média de 20 períodos no próprio indicador de volume.
Isso é importante principalmente no Swing Trade. Porque sua operação pode demorar alguns dias, e tem vezes que o preço de uma ação cai, só porque outros papéis caíram, e isso influencia o mercado como um todo.
Um twitt do Trump, um botão que se aperta na China e lança um míssil, alguma fala não pensada de um determinado Presidente da República tem o poder de acionar seu stop e te gerar prejuízo.
O gráfico pode estar bonito, com aquele trade de livro, todas as luas de todos os planetas estão alinhadas simetricamente num milagre que ocorre em milênios e de repente, sua operação não dá certo.
Na bolsa você tem que seguir a manada. Se a maioria está vendendo, não ache que comprar será algo lucrativo. O mercado tem o poder de destruir toda a razão, se comportar como nunca antes na história e te deixar na mão.
Estatística se refere a apenas números quando tratamos do futuro. A Sabedoria anda de mãos dadas com a incerteza e é amiga dela, nunca a contrariando e sempre preparada para qualquer atitude que ela possa ter.
Renan Antunes
Grafista